Professor Particular de Matemática

Márcio Vieira - Matemática

 

Tenho 48 anos e cursei Engenharia Civil na Escola Politécnica da USP e Licenciatura em Matemática no IME (Instituto de Matemática e Estatística da USP).

Dedico-me exclusivamente às aulas particulares e ao estudo da Matemática e da Física e seus métodos de ensino. Um profissional que se preze nunca pode se dar por satisfeito com o que já conhece e deve estudar pelo resto de sua vida profissional.

Executo este trabalho desde 1990. Já ministrei aulas particulares para alunos dos colégios Bandeirantes, Porto Seguro, Etapa, Dante Alighieri, Objetivo, São Luís e Vértice, dentre outros, além de alunos da PUC, FGV, UNICAMP e USP.

Também ajudei alunos em preparação para vestibulares, concursos, admissão em academias militares, Olimpíadas de Matemática do 1º grau e exames de pós-graduação, prova do GMAT e ANPAD.

Como aperfeiçoamento, realizei as seguintes atividades:

  • Vários cursos no CAEM (Centro de aperfeiçoamento do ensino da Matemática).
  • Curso de Matemática Aplicada com o professor Aguinaldo Prandini Ricieri (5 módulos com 14 aulas cada).

Método de trabalho

Basta entrar em contato telefônico comigo e tirar dúvidas que ainda tenha para marcarmos nossa primeira aula. Esta aula é muito importante para que o aluno me conheça e eu possa conhecê-lo. É claro que só após este primeiro contato que o aluno e os pais poderão saber exatamente como sou e como é o meu método, mas, mesmo assim, gostaria de listar alguns pontos que considero importantes:

  • Valorizo o desenvolvimento do raciocínio dos alunos, para que entendam qualquer tópico da forma mais intuitiva possível, sem que se vejam obrigados a decorar uma série de fórmulas e “receitas de bolo” para resolver exercícios.
  • Procuro, na medida do possível, colocar as aplicações práticas de todos os conceitos apresentados, para que o que se ensina fique o mais próximo possível do cotidiano do aluno. (É muito importante destacar que estes dois primeiros pontos têm sido uma tendência crescente dos principais exames vestibulares dos últimos anos, além do ENEM).
  • Trato os alunos, essencialmente, como seres humanos. Entendo que uma aula fria e distante destes não os motiva de forma nenhuma. Sempre busco a adequada interação durante a aula e tenho a devida sensibilidade para perceber como é o aluno e como está sendo o seu desenvolvimento. Também mantenho os pais sempre a par do que acontece para que tudo fique o mais claro possível.
  • A principal qualidade da minha aula é a didática. Procuro explicar tudo da forma mais clara possível, usando uma linguagem jovem, mas ao mesmo tempo consistente com o rigor necessário. Também tenho paciência sempre. Pois, dentro da minha proposta de executar um trabalho profissional, entendo que não posso demonstrar irritação ao aluno, para não desqualificá-lo ou deixá-lo pouco à vontade.

Fale comigo pelo WhatsApp